Pós-graduação
No passado, "MESTRE" era praticamente sinônimo de professor. Hoje, "MESTRE" é um título associado a um profissional com formação diferenciada, tendo forte embasamento técnico-científico, treinado para solucionar problemas complexos e de grande impacto.
Não somente as atividades de pesquisa e desenvolvimento apresentam problemas novos, mas também a otimização de produtos e processos industriais. O Mestre é hoje um profissional altamente valorizado pelo mercado de trabalho.
São atribuições típicas de um Mestre em Engenharia Mecânica na área de concentração Metrologia e Instrumentação:
-
Planejar, especificar e supervisionar o sistema de garantia da qualidade de processos produtivos;
-
Projetar sistemas, instrumentos ou dispositivos de medição, controle de qualidade ou de processos;
-
Atuar como responsável técnico de laboratório metrológico de calibração e ensaio ou laboratório experimental de pesquisa e
desenvolvimento; -
Atuar como coordenador ou auditor da qualidade de empresas, processos, produtos ou serviços;
-
Ser docente ou pesquisador em metrologia, instrumentação ou controle da qualidade.
O início do trabalho de mestrado deve ser precedido pela apresentação do PDM - Projeto de Dissertação de Mestrado. O PDM será apresentado em data prevista no calendário escolar, antes que completem 12 meses de ingresso do aluno no Mestrado.
É desejavel a publicação ou submissão de artigo em reconhecidas revistas e anais de congressos.
Após a defesa da dissertação o aluno obterá a titulo de Mestre em Engenharia (M. Eng.).
Mercado de trabalho
O espaço de trabalho para o profissional da metrologia é muito amplo. Quatro ambientes exemplificam algumas possibilidades:
METROLOGIA NA PESQUISA
Grande parte das descobertas científicas foram, e ainda são, baseadas em observações experimentais. É partindo da cuidadosa medição de grandezas e pequenos efeitos que novos princípios são descobertos e devidamente equacionados. A cultura metrológica é um ingrediente necessário para extrair informações confiáveis no processo de investigação científica. Destaca-se ainda o grande espaço preenchido pela pesquisa tecnológica.
METROLOGIA NA INDÚSTRIA
Este é o mais amplo campo de aplicações para a metrologia. O conhecimento de metrologia e instrumentação é fundamental para manter sob controle processos produtivos de qualquer natureza, com forte impacto sobre a qualidade final dos produtos gerados. Atividades do metrologista são também importantes para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e teste de novos produtos ou processos. Na indústria, o metrologista pode se envolver com a calibração de instrumentos e padrões próprios e no desenvolvimento de sistemas ou processos de medição para aplicações especiais.
SISTEMA METROLÓGICO NACIONAL
Há no País um mercado de trabalho crescente localizado nos diversos laboratórios primários e secundários que prestam serviços de calibração de instrumentos e padrões e efetuam testes, avaliações e certificações de produtos e equipamentos comerciais. Com a exigência das normas da série ISO este mercado está se expandindo ainda mais.
ENSINO DA METROLOGIA
Tão importante quanto conhecer e aplicar corretamente os conceitos da metrologia é transmiti-lo de forma segura para as gerações futuras. Há considerável espaço de trabalho para o ensino da metrologia em universidades, escolas técnicas e para atualização profissional no ambiente industrial.
O curso de Mestrado na área de concentração Metrologia e Instrumentação do PosMEC é estruturado para suprir demandas do mercado de trabalho localizadas em:
-
Empresas industriais e de serviços
-
Órgãos técnicos da administração pública
-
Centros de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento
-
Universidades e instituições de ensino técnico