História
O LABMETRO faz parte do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu histórico teve início no ano de 1970, quando, o então professor dessa Universidade, Jaroslav Kozel, introduziu a disciplina de Metrologia no curso de pós-graduação em Engenharia Mecânica, devido a uma procura por profissionais com experiência nessa área. Em 1976, o mesmo professor criou, agregando alguns equipamentos e adquirindo outros, o Laboratório de Metrologia. Este laboratório foi o início do que mais tarde se tornou o LABMETRO. Os anos se passaram, o Laboratório cresceu e, em 1979, com o retorno do Professor Carlos Alberto Schneider, que estava em doutoramento na Alemanha, foi criado, juntamente com os professores Kozel e Hermann Lücke, o Laboratório de Metrologia e Medições Mecânica (LMMM). Em 1980, em virtude do trágico falecimento do Professor Kozel, o Professor Schneider assumiu a coordenação do LMMM, para em 1981 transformá-lo, em uma ação estrategica, no LABMETRO - Laboratório de Metrologia e Automatização.
A partir de então, a ênfase dos trabalhos desenvolvidos no LABMETRO passou a ser a Metrologia Mecânica, embora vários princípios sejam envolvidos. Passaram a ser abordados desde aspectos ligados à avaliação da incerteza de medição, em diferentes níveis de profundidade, ao desenvolvimento de técnicas e sistemas de medição avançados.
O LABMETRO está fortemente envolvido em projetos de pesquisa e de extensão, sempre com o foco na metrologia. Alguns projetos envolvem a criação, o aperfeiçoamento, a avaliação e otimizações de sistemas de medição destinados a atender certas classes de aplicações ou para atender particularidades. Outros projetos têm foco na gestão da metrologia e na garantia da qualidade metrológica ou da produção. A parceria com empresas é uma componente presente em quase todos os projetos desenvolvidos.
O LABMETRO de ontem...