Pós-graduação
O DOUTORADO é o título acadêmico mais elevado hoje concedido por uma universidade. Além de apresentar excelente desempenho em pelo menos 36 créditos de disciplinas exigidos, para fazer jus ao título de doutor é necessário desenvolver e defender um trabalho de pesquisa aprofundado e inédito. É geralmente conquistado por alunos com excelentes desempenho.
O DOUTOR na área de Metrologia é um profissional que conhece com profundidade sua área de atuação. Possui sólido embasamento técnico-científico e treinamento para pesquisar e desenvolver novas soluções para problemas de grande complexidade e impacto. É o profissional que normalmente lidera grupos de pesquisa e desenvolvimento em empresas tecnologicamente avançadas, em centros de pesquisa ou em universidades.
São atribuições normalmente assumidas por um Doutor na área de Metrologia:
-
Ensino formal da metrologia em cursos superior e de pós-graduação e em cursos de educação continuada;
-
Orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado em instituições de ensino superior;
-
Liderança de grupos de pesquisa em empresas de base tecnológica, universidades e em institutos de pesquisa e desenvolvimento;
-
Prestação de consultoria especializada para empresas.
O início do trabalho de conclusão do doutorado deve ser precedido pelo Exame de Qualificação, que deverá ser realizado tão logo o aluno conclua os créditos, não devendo ultrapassar 18 meses após a admissão.
É obrigatório a publicação ou submissão de um artigo em reconhecida revista (Qualis A) para defesa da tese.
Após a defesa da tese o aluno obterá a titulo de Doutor em Engenharia (Dr. Eng.).
Mercado de trabalho
O espaço de trabalho para o profissional da metrologia é muito amplo. Quatro ambientes exemplificam algumas possibilidades:
METROLOGIA NA PESQUISA
Grande parte das descobertas científicas foram, e ainda são, baseadas em observações experimentais. É partindo da cuidadosa medição de grandezas e pequenos efeitos que novos princípios são descobertos e devidamente equacionados. A cultura metrológica é um ingrediente necessário para extrair informações confiáveis no processo de investigação científica. Destaca-se ainda o grande espaço preenchido pela pesquisa tecnológica.
METROLOGIA NA INDÚSTRIA
Este é o mais amplo campo de aplicações para a metrologia. O conhecimento de metrologia e instrumentação é fundamental para manter sob controle processos produtivos de qualquer natureza, com forte impacto sobre a qualidade final dos produtos gerados. Atividades do metrologista são também importantes para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e teste de novos produtos ou processos. Na indústria, o metrologista pode se envolver com a calibração de instrumentos e padrões próprios e no desenvolvimento de sistemas ou processos de medição para aplicações especiais.
SISTEMA METROLÓGICO NACIONAL
Há no País um mercado de trabalho crescente localizado nos diversos laboratórios primários e secundários que prestam serviços de calibração de instrumentos e padrões e efetuam testes, avaliações e certificações de produtos e equipamentos comerciais. Com a exigência das normas da série ISO este mercado está se expandindo ainda mais.
ENSINO DA METROLOGIA
Tão importante quanto conhecer e aplicar corretamente os conceitos da metrologia é transmiti-lo de forma segura para as gerações futuras. Há considerável espaço de trabalho para o ensino da metrologia em universidades, escolas técnicas e para atualização profissional no ambiente industrial.
Dentro deste ambiente, são atribuições normalmente assumidas por um Doutor da área de Metrologia:
-
Empresas industriais e de serviços
-
Órgãos técnicos da administração pública
-
Centros de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento
-
Universidades e instituições de ensino técnico