top of page

Artigos

Periódicos
Inspeção com shearografia em corpos de prova tubulares reparados com material compósito - estudo de caso para o dimensionamento de defeitos
 
BENEDET, Mauro Eduardo; WILLEMANN, Daniel Pedro; FANTIN, Analucia Vieira; SCHMITZ, Claudio Ramos; SILVA, Fábio Aparecido  Alves; ALBERTAZZI JR, Armando.

PUBLICADO NA REVISTA ABENDI. ABENDI, Edição 95, Ano IX, Fevereiro 2020, p. 46-55, 2020.  

Resumo

Tubulação e reparos de material compósito têm sido cadas vez mais utilizados em instalações da indústria de petróleo e gás. A utilização dos materiais compósitos nos ambientes industriais evita o problema da corrosão., comum principalmente em instalações offshore. Os reparos de material compósito aplicados em tubulações metálicas prolongam a vida útil das instalações e, consequentemente, diminuem os tempos de parada para manutenção. Porém, atualmente, a dificuldade de inspeção das estruturas compósitas ainda restringe a ampliação de sua utilização em campo. A shearografia é uma técnica óptica que em se mostrado capaz de realizar essas inspeções em campo e sua aplicação minimiza os riscos de falhas em estruturas compósitas. Com este processo de inspeção consolidado, a indústria de P&g poderá ampliar a utilização de compósitos com maior segurança. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com a técnica de shearografia em inspeções realizadas em corpos de prova metálicos revestidos, sendo 15 reparados com o material compósito de um fabricante e 13 de outro fabricante. Os resultados das medições dos tamanhos dos defeitos encontrados com a técnica foram comparados às informações de projeto fornecidas pelos fabricantes. A capacidade de inspeção da técnica é então avaliada.

bottom of page